FLORES

FLORES DO CAMPO

quarta-feira, 13 de julho de 2016

PLANEJAMENTO HORIZONTAL E VERTICAL 1º BIMESTRE -03 DE JUNHO DE 2016

     

1ª Formação Modalidades de Leitura e escrita
1º ao 5º ano
Planejamento vertical 1º bimestre

Objetivos:

• C Compreender que ler é uma prática social, que acontece em diferentes espaços e características específicas, por isso mesmo, em função do gênero e do propósito, se faz necessário o uso de diferentes modalidades didáticas;· Planejar atividades de leitura, considerando os diferentes propósitos e a modalidade de abordagem mais adequada.

· Refletir sobre a importância da leitura na aprendizagem;

· Desenvolver boas práticas de leitura em sala de aula;


· Saber como utilizar a sala de aula para proporcionar momentos prazerosos de leitura;


· Desenvolver o hábito de leitura como apoio pedagógico;


· Vivenciar práticas de Leitura Colaborativa;


· Assistir à vivência de modalidades de leitura.

Conteúdos:

• Matriz de Referência

• Orientações Curriculares

Modalidades de leitura

• Plano de Curso

• Atividades de leitura

• Complementação- Preenchimento da rotina.


TEXTO PARA REFLEXÃO DO GRUPO:


Oásis

Conta uma popular lenda do Oriente que um jovem chegou à beira de um oásis junto a um povoado e, aproximando-se de um velho, perguntou-lhe:
– Que tipo de pessoa vive neste lugar?
– Que tipo de pessoa vivia no lugar de onde você vem? – perguntou por sua vez o ancião.
– Oh, um grupo de egoístas e malvados – replicou o rapaz – Estou satisfeito de haver saído de lá.
A mesma coisa você haverá de encontrar por aqui– replicou o velho.
No mesmo dia, um outro jovem se acercou do oásis para beber água e vendo o ancião perguntou-lhe:
– Que tipo de pessoa vive por aqui?
O velho respondeu com a mesma pergunta: – Que tipo de pessoa vive no lugar de onde você vem?
O rapaz respondeu: – Um magnífico grupo de pessoas, amigas, honestas, hospitaleiras.
Fiquei muito triste por ter de deixá-las.
– O mesmo encontrará por aqui – respondeu o ancião.
Um homem que havia escutado as duas conversas perguntou ao velho:
– Como é possível dar respostas tão diferentes à mesma pergunta?
Ao que o velho respondeu:
– Cada um carrega no seu coração o ambiente em que vive. Aquele que nada encontrou de bom nos lugares por onde passou, não poderá encontrar outra coisa por aqui. Aquele que encontrou amigos ali, também os encontrará aqui, porque, na verdade, a nossa atitude mental é a única coisa na nossa vida sobre a qual podemos manter controle absoluto.


Momento de interação docente- Vivência de leitura

Colaborativa:
  •  Cada docente irá desenvolver a vivência de uma leitura colaborativa com o gênero texto expositivo.
  •  Durante este momento os professores serão orientados a observar e analisar os textos para verificar se os mesmos estão adequados para o ano em que leciona, se a leitura está adequada ao nível de proficiência leitora de sua turma. 
  • Os educadores irão analisar ainda se os textos apresentados podem ser adaptados para os outros anos e socializar como seria estas adaptações

Estudo das modalidades de leitura- Formadora Adira
Oficina de estudo
  • Neste momento os professores irão se reunir por ano/ série para com o apoio do livro didático analisar e planejar uma atividade de leitura com foco na disciplina de ciências, geografia ou história.Momento:
  •  Só para não esquecer

  • Estudar junto aos professores o que é e como desenvolver uma roda de leitores.
Roteiro para a roda de leitores

1- Apresente oralmente a obra que você ou vocês leram, informando:

· Qual o título do livro?

· Qual o nome do autor ou autora do livro?

· Qual o nome do ilustrador?

· Qual nome da editora

Como a obra se organiza? (Só tem um conto ou mais de um?); Mostre para os seus colegas como o livro está organizado















































PLANEJAMENTO HORIZONTAL/ FORMAÇÃO CONTINUADA
DATA: 04/06/16
LOCAL: ESCOLA EDMUNDO PINTO
PUBLICO ALVO: PROFESSORES DO 6º AO 9º ANO
CARGA HORARIA : 4 HORAS
RESPONSÁVEL: COORDENADORA PEDAGOGICA / IÊDA MARIA DOS AMAUACAS

TEMA: PRATICA PEDAGÓGICA EM FOCO
OBJETIVO GERAL:Refletir resultados e praticas pedagógica aprimorando instrumento e ações para a qualificação do processo de ensino e aprendizagem.
CAPACIDADES:· Entender a leitura como instrumento interdisciplinar primordial para afirmação do processo de ensino e aprendizagem ;
· Direcionar estratégias de relacionamento interpessoal entre docente e discentes para melhorar a gestão de sala de aula .
· Aprimorar a seqüência didática como instrumento sistematizado orientador da prática pedagógica docente;
· Compreender a avaliação como diagnóstico do ensino e da aprendizagem mutuamente relacionados;

CONTEÚDOS:· LEITURA

· GESTÃO DE SALA DE AULA

· SEQUENCIAS DIDÁTICA

· AVALIAÇÃO
·
RECURSOS :

NOTRBOOK
· DATA SHOW
· CARTAZ
· MATERIAL REPRODUZIDO



























































Nenhum comentário:

Postar um comentário