FLORES

FLORES DO CAMPO

segunda-feira, 30 de março de 2015

PLANEJAMENTO VERTICAL E HORIZONTAL

Em  de março de 2015, a partir da 17 :30, foi realizado  o  1º planejamento vertical para os professores do 1º ao 5º ano  e horizonta para professores do 6º ao 9º ano. Por ser um escola que um grupo de professores é reduzido fazemos adequações para a realização ação. O momento  teve como principal objetivo a reflexão do trabalho realizado pelos professores até momento  que serviu como base para traçar o perfil das turmas, servido como subsidio para o planejamento de ações  a partir dos resultados obtidos, buscando o alcance de uma  educação de qualidade.Buscamos nos fundamentar em CELSO VASCONCELOS e sua reflexões sobre o planejamento.

  •  Existem três dimensões básicas que precisam ser consideradas no planejamento: a realidade, a finalidade e o plano de ação. O plano de ação pode ser fruto da tensão entre a realidade e a finalidade ou o desejo da equipe;

  • Não há problema algum em começar um planejamento sonhando, desde que depois você tenha o momento da realidade, colocando os pés no chão;

  •     Você começa o ano fazendo uma avaliação do ano anterior,  ficar desanimado - afinal, a realidade, infelizmente, de maneira geral, é muito complicada, cheia de contradições;

  •     O planejamento é uma coisa inerente ao ser humano, porém, quando falamos em processo de ensino e aprendizagem, estamos falando de algo muito sério, que precisa ser planejado, com qualidade e intencionalidade;

  •     Planejar é antecipar ações para atingir certos objetivos, que vêm de necessidades criadas por uma determinada realidade;
  • Sonhos  ou utopias, dependendo do grupo, pode ser proveitoso. O importante é que não se perca  essas três dimensões.
                                                             
      REALIDADE + FINALIDADE = PLANO DE AÇÃO
                                                 CELSO VASCONCELOS

                                                           










  

Nenhum comentário:

Postar um comentário