FLORES

FLORES DO CAMPO

quinta-feira, 26 de março de 2015

AUDIÊNCIA PÚBLICA

Em 25 de março as 17:15, realizamos a nossa primeira Audiência Pública  do ano letivo de 2015. Embora ainda com lacunas no quadro de professores  sem ainda um data para a regularização, no momento tivemos a oportunidade de informar aos pais o real motivo de algumas turmas ainda estarem sem aula. Tratamos também do calendário do ano em curso, uniforme, apoio pedagógico, acompanhamento da vida escola dos dos filhos pelo pais e as normas de convivências  para alunos e pais que foram aprovadas pelos presentes.

Os pais e a escola:

A escola, ao contrário do que muitos pais pensam, não é "aquele lugar" onde as crianças passam os dias, com a obrigação de aprender alguma coisa e onde os professores têm todas as responsabilidades. 

A escola faz parte do cotidiano familiar da criança e os pais devem estar envolvidos em todo o processo de aprendizagem.
 

Pode-se dizer que a escola é um prolongamento do lar, onde o aluno se socializa com os outros e partilha a sua rotina pessoal. Assim, a colaboração dos pais com os professores ajuda a resolver muitos dos problemas escolares dos filhos.
 

O conhecimento do que se passa na escola, quais os seus princípios educativos e quem são os professores, capacita os pais a participarem mais activamente na vida escolar do seu filho. É necessária, então, uma interacção contínua entre todas as partes envolvidas.
 

Para os pais, participar na escola não deve ser só "receber informações". É preciso que façam sugestões e tomem algumas decisões em conjunto com os professores.
 

Aliás, os professores e pais não se devem ver como inimigos. São ambos um complemento importante na educação das crianças.
 

Infelizmente, muitas vezes, as causas da abstenção dos pais na vida escolar dos filhos passa pelos seus rígidos horários de trabalho. Acompanhar o percurso escolar da criança, neste aspecto, torna-se bastante difícil, principalmente quando se está cansado e com falta de paciência.
 

Desta forma, e uma vez que pode não ser possível participar mais activamente, o ideal é que os pais participem, pelo menos, nas reuniões trimestrais com o professor/director de turma. Nelas terão oportunidade de se certificar do trabalho escolar que tem sido desenvolvido e receber esclarecimentos.
 
Sempre que possível, será útil para o bom desenvolvimento escolar da criança o envolvimento dos pais também nos seguintes aspectos: 

Pais e Escola
 
  • comparecer na Escola sempre que pedido ou por iniciativa própria;
  • participar activamente e cooperar em actividades extracurriculares;
  • incentivar a criança a usar a Biblioteca da escola, se existir.

Pais, Filhos e Escola
 
  • incutir nas crianças/alunos a compreensão nítida da necessidade de respeito pelo trabalho, o horário, os professores e as exigências disciplinares da Escola;
  • incentivar a criança a participar nas actividades promovidas pela Escola.

Em Casa
 
  • proporcionar um local adequado em casa para que a criança possa estudar e fazer os trabalhos de casa;
  • respeitar algum silêncio quando a criança estiver a fazer os trabalhos de casa, para que seja um momento de concentração que pemita uma melhor apreensão dos conteúdos das aulas.
  • estabelecer, em acordo com a criança, um horário para a realização dos trabalhos escolares.

Em Geral
 
  • procurar criar o hábito de ser assídua e pontual às aulas;
  • atribuir pequenas responsabilidades, ajudando a criança a organizar-se nas actividades escolares para torná-la mais independente e segura de si;
  • mostrar interesse em tudo o que a criança realiza, incentivando-a nas pesquisas e esclarecendo dúvidas, sem, no entanto, fazer os trabalhos por ela;
  • favorecer o seu desenvolvimento de acordo com sua capacidade, não fazendo comparações com os colegas, mas estimulando-a a superar-se;
  • ser optimista perante a vida em geral, criando um ambiente positivo.
Acima de tudo, lembre-se que a escola é também um local de trabalho. É preciso que as crianças tirem o máximo partido do tempo que passam com os colegas e professores e que o façam de uma forma responsável e sentindo que têm todo o apoio que os pais lhes podem dar.
 









Nenhum comentário:

Postar um comentário